Quantas vezes nós ouvimos o sábio conselho: “Guarde seu coração!”? Eu mesma ouvi isso umas 1587 vezes! Mas, o que isso quer dizer? E como fazê-lo?
Enquanto escrevia a série Alanis, recebi alguns emails e recados com esses mesmos quetionamentos. Quem sabe aqui pode começar uma nova série. Ou talvez seja apenas um compartilhar de experiências minhas ou de pessoas conhecidas. Vale lembrar como é importante receber emails de você leitoras, compartilhando experiências, questionamentos, dúvidas, histórias. Enfim, o UF existe para servir!
Dito o que era necessário, vamos ao assunto: guarde o seu coração!
A Palavra de Deus, assim como muitas pessoas fazem, nos aconselha:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23.
Mas... Como assim “guarda o coração”?
Vamos por partes... Primeiro precisamos entender direitinho o que significa guardar.
GUARDAR: v.tr. vigiar para proteger ou defender; defender; olhar; velar por; acautelar; conservar; reservar; obeservar; livrar; evitar a; v refl. abster-se; defender-se; precaver-se; acautelar-se.
Acho que assim ficou mais fácil! Guardar o coração nunca pareceu tão simples não é mesmo? Então, guardar o coração não é nada mais nada menos que vigiar para proteger, defender, velar por, conservar, reservar, livrar o coração de alguma coisa ou situação? Sim!
O problema está que a definição é muito, muito fácil perto do ato de guardar o coração!
Responda rápido: Quando foi o momento que você ouviu esse conselho de guardar seu coração?
Foi num momento que você estava encantada, apaixonada, suspirando por alguém ou simplesmente não parando de falar um minuto de um determinado garoto, certo?!
É exatamente por isso que manter intacta nossa fonte de vida fica tão difícil. Não sei se você já se deu conta da incrível capacidade que temos de criar situações, cenas e histórinhas em nossa mente quando estamos apaixonadas/interessadas por/em alguém?
Devemos estar atentas a isso, e também muito atentas aos momentos que alguém expõe nossos corações a essas situações. Assim como nós temos essa incrível capacidade, as pessoas que nos rodeiam, na grande maioria das vezes, também tem... E o pior é que depois de nos ajudar a mergulhar no “mundo da fantasia” nos aconselham com toda a precaução do mundo: Mas cuidado! Guarda seu coração”. Pfffffffffffffffff!
Sem nenhum receio nós facilmente expomos nossos corações a “paixonites” que nos ferem e nos levam a uma desenfreada perda de identidade. Como é fácil esquecer quem somos depois da opinião ou atitude daquele por quem temos derretido nossos corações. Como é fácil esquecer de que Deus sempre está conosco depois de sermos abandonadas por aquele cara por quem estavamos dando toda a nossa atenção. Poderia citar milhares de exemplos nessa linha! Sei que outros milhares devem estar vindo a sua memória também.
Por isso a Palavra se torna tão real. Proteja seu coração. Defenda-se se necessário. Ao primeiro sintoma de “ai estou apaixonada!” caminhe atenta. Evite criar situações, como por exemplo, dar um jeitinho de ser o centro das atenções do causador da sua paixão. Ou então... Você já viu aquelas garotas que entram num estado profundo de tristeza quando o cara de quem elas tão afim chegam ao lugar onde elas estão, e fazem que fazem até que ele esteja sentado em um canto a consolando? São com essas coisinhas que devemos ter muito cuidado, porque são essas coisinhas que fazemos sem perceber. E nós sabemos que fazemos! Isso é também, guardar o coração!
Cuidado com suas amigas! Quem aqui que quando está com o coração começando a bater mais forte não corre para a amiga? E logo em seguida recebe uma enxurrada de “é mesmo ele é lindo” ou “você viu como ele te dá atenção?!”... Isso não é maldade (e não estou sendo irônica agora). Eu mesma já fiz isso várias vezes. É totalmente normal vivermos os sentimentos junto com nossas amigas. Preserve seu coração dos comentários não só de suas amigas, mas de todos a sua volta... Às vezes as pessoas imaginam a possibilidade de um romance entre você e alguém e por você se dar super bem com essa pessoa e viver se divertindo com ela, não seria nada mal se vocês se apaixonassem, então naturalmente comentários começam a aparecer... E não por mal, mas por naturalidade. Guarde seu coração nesses momentos... Não de a ele asas que não existem! Seja sábia. Pare, pense. Ore. Fiquem atentas as suas carências para que o "suprimento" delas com situações, comentários, imaginação, não seja confundido com amor verdadeiro ou até mesmo resposta de Deus.
Ainda tenho muito a compartilhar sobre isso. Considerem esse post apenas um começo, e por isso ele ficou “meio sem fim”! (risos)
Falei que isso se transformaria numa série?! (risos)
Pensem sobre isso... E logo logo voltem aqui. Prometo que continuarei exatamente de onde parei.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23
Como prometido, começando de onde parei...
... Fiquem atentas as suas carências para que o "suprimento" delas com situações, comentários, imaginação, não seja confundido com amor verdadeiro ou até mesmo resposta de Deus.
Sei que sabemos de todas essas coisas. E sei também que são difíceis demais.
Conforme fui aprendendo sobre toda essa coisa de amores e romances, descobri algumas coisas, ousei outras...
Eu confesso ser bem curiosa, e toda vez que via uma das minhas amigas (e amigos também), chorando, sofrendo, confuso por alguém e lia nos muitos livros sobre romance que caíram nas minhas mãos via capítulos e capitulos recheados de versículos e conselhos, ia atrás de mais informação e sempre pensava: mas... e na prática? Como as coisas acontecem?
Descobri que com posicionamento e muito esforço regado com um tanto de ousadia, conseguimos colocar em prática o guardar o coração. Descobri que você precisa QUERER guardar o coração... Porque não sei se você se deu conta, mas guardar o coração significa na maioria das vezes fugirmos das situações românticas que gostamos tanto e nos fazem se sentir tão bem (continuo sem ser irônica meninas!). Quem não gosta de viver um romance hein? E ficar na expectativa de ser correspondida? E melhor quando o garoto também faz acontecer essas situações ultra românticas? Aiai... Em 99,9% das vezes essas situações acabam em choro. Por isso, vale muito apena manter seu coração bem guardadinho se você não tem certeza do que está vivendo. Estamos falando dos seus sentimentos. Do seu coração. De você. Dos seus sonhos. Da sua espera.
Para tornar a questão ainda mais prática vou compartilhar minha experiência. Curiosa com todo esse assunto, além de ler milhares de livros e ouvir milhares de pessoas, fui ler a Bíblia. Algo me chamou a atenção em Cantares:
“Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.”
Por três vezes essa frase é citada em todo o livro. Meditei um bom tempo nisso. Tudo tem um tempo, inclusive amar! Você concorda comigo que o melhor só acontece no tempo certo? Então pra que tentar amar se não é tempo? Você sairia de guarda-sol num dia chuvoso em plena São Paulo? Claro que não... Não é tempo nem lugar de guarda-sol. Então pra que ficar despertando o amor se não é tempo? Carência? Talvez. Ansiedade? Quem sabe. Vontade de viver o que todo mundo está vivendo? Provavelmente. Vontade de se sentir amada? Pode ser.
Primeiro conselho prático que aprendi: Ame o tempo que você está vivendo!
Se for tempo de ser solteira, ame o ser solteira. Se for tempo de amar, ame o tempo de amar! Não vou mentir pra você. Não é nada fácil fazer isso. Mas lute. Sempre que você sentir vontade de fazer o contrário pare, pense, lembre das coisas boas do tempo que você está vivendo. Ore. Peça ajuda a Deus. Isso me ajudou e muito a guardar o coração.
Segundo: Tenha amigos! Se ocupe! Se divirta! Não fique a toa choramingando pelos cantos que todos amam e são amados menos você. Pensando que Deus deve ter esquecido você num cantinho do mundo, solitária e totalmente sem amor. Esse sesntimento sempre tende a aparecer, e com toda a força. Mas lute contra ele. Lute contra essa tendência. Viva a sua vida de maneira abundante aproveitando e amando o tempo em que você está.
Terceiro, último e ousado: ao ler a passagem de Cantares que citei acima, ousei fazer uma oração. Senti muito medo de fazê-la. Mas fiz. Orei: “Deus eu não quero despertar o amor enquanto não é tempo não. Não quero ficar sofrendo por amor, chorando, me enganando. Mas principalente não quero que ninguém que não seja aquele com quem me casarei seja o dono da minha atenção e amor. Você é o dono da minha vida e coração. Conhece meu futuro e minhas escolhas, por isso sabe exatamente com quem vou me casar. Me ajuda a guardar meu coração. Sozinha eu sei que não vou conseguir. Sou falha, cheia de carências. Me ajuda a me guardar em tudo. Meu físico, sentimentos e emoções. Atenção, cuidado e servir. Preciso da sua ajuda.”
Senti muito medo, pois sabia que se Deus resolvesse dizer sim a minha oração, situaçõezinhas românticas seriam descartadas da minha vida. Assim aconteceu. Muitas vezes tive que lutar com o fato de ver todos se apaixonando e eu não. Nessas horas lembrava da minha oração, contemplava a fidelidade de Deus, vislumbrava meu futuro e mandava pra bem longe a sensação de rejeição que tentava se achegar.
Lembrava também que a Palavra ensina que a mulher que ama e teme ao Senhor não teme o futuro, mas olha para ele e sorri. E via isso se cumprindo em mim.
Espero que minha experiência inspire você a buscar em Deus a melhor maneira de você guardar seu coração. Isso foi um pouquinho da maneira que Ele reservou pra mim, por isso não as compartilhos como “a regra dos três passos para guardar seu coração”, mas como um testemunho de alguém que escolheu se guardar e esperar. Hoje posso dizer pra você com todas as letras que esperar vale a pena e se guardar vale tanto quanto. Lembre que muitas meninas estão escolhendo isso. Você não está só. Seja diferente: Espere. Guarde o coração. Ame seu tempo.
autor que desconheço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário